quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Artigo Chester NEWS Especial - Cenário Projeções para 2026 10/12/2025.

 

Artigo Chester NEWS Especial - Cenário 2026      10/12/2025






PROJEÇÃO GEO-POLÍTICA-ECONÔMICA PARA 2026 PELO ANALISTA INDEPENDENTE ESTRATÉGICO CHESTER NEWS.

Escrito por Chester Martins Pelegrini.
Editor Chefe do Blog Independente Chester NEWS[1]

Projeções para a Geopolítica e Economia Brasileira e Internacional em 2026 



Cenário Político-Econômico-Social Nacional.


Ano que vem será ano eleitoral, desta maneira é pouco provável que o Governo Federal aposte em reformas em pleno ano eleitoral. O mais provável é que tome iniciativas fortes para gerar uma retomada da Economia bem forte para garantir a Reeleição do Presidente Lula e a forte presença de Flávio Bolsonaro tentando reavivar o Bolsonarismo.

Há muitos analistas prevendo uma Bolha de IA que talvez seja a maior bolha desde a bolha .com dos anos 2.000, maior ainda que a de 2008 do Sub-Prime e ainda maior que a crise de 2020-2022 (Pós-Pandemia). É provável que os Governos e nações principalmente os EUA tenham que resgatar com Trilhões de Dólares as BigTechs e companhias de Inteligência Artificial e a Economia como um todo.

O aumento muito grande do Ouro em reservas de investidores e Estados em tempos de crise, várias crises e instabilidades ao redor do mundo, e os valuations muito altos exageradamente das Big Techs de IA e de infraestrtura de IA como a Nividia que fornece GPU e Chips para IA, podem indicar um forte risco de estouro da bolha das IAs no próximo ano uma porcentagem muito alta de uma Super Crise em 2026.

Ninguém sabe obviamente o futuro que é muito marcado pela aleatoriedade de fatores imprevisíveis, mas acreditamos que estas premissas são as mais prováveis de ocorrer (não representam nosso desejo particular, mas os fatos mais prováveis de acontecerem segundo nossos cálculos estratégicos):

Guerra entre EUA/Japão x China/Rússia devido a disputa por Taiwan se agravando............................................Probabilidade 45%.

Guerra entre União Europeia x Rússia devido a crise na Bielorrússia/Ucrânia continuar sem acordo de Paz......................Probabilidade 75%.

Guerra entre Israel x Irã devido a questão nuclear do Irã..................................................Probabilidade 85%.


Intervenção dos Estados Unidos da América na Venezuela ocorrer no ano de 2026 como apoio da OEA iniciando uma possível Guerra de Unificação das Américas em poder dos Estados Unidos da América..........................................................Probabilidade 95%

Iminência de derrota do Lula para Flávio Bolsonaro desencadear protestos violentos contra o Governo gerando reações violentas e instabilidade social no final do ano...........................................................................Probabilidade 65%.

Probabilidade de Grande Ajuste nos Mercados Financeiros por excesso de estoques de Chips da Nivida podendo estourar a Bolha das Bitcoins-IA gerando a maior crise (maior que dos anos 2.000 da bolha .com, 2008 do sub-prime e 2020-2022 (pós-Pandemia), fazendo a Nividia perder ao menos 50% do valor de mercado (ou mais) em pouco tempo e a Bitcoin podendo quase zerar ou zerar umas 3 vezes no ano próxima de 10% do valor de mercado gerando altos estoques de GPUS de Mineração e obsolecência dos vários Data Centers............................Probabilidade 85%;



É essa cadeia de acontecimentos que acreditamos ser a mais provável. Não é a desejável, mas é a mais provável. Podemos estar errados, mas se estes acontecimentos principais se mostrarem certos o cenário será o mais próximo de se realizar e nossa opinião.

Em nossas análises de cenários levamos em conta, os fatos mais prováveis de acontecer e não o que desejaríamos que acontecesse, são projeções técnicas baseadas em estudos e análises prévias e acontecimentos históricos, econômico, políticos e jurídicos de grande relevância na conjuntura nacional e internacional.

Obs: O autor é autodidata nas matérias de economia, relações internacionais, ciência política e várias outras matérias de seu interesse. Sua visão é estritamente pessoal, não é um economista, cientista político ou analista formado apesar de ter conhecimentos na área. O autor não se responsabiliza por nenhuma tomada de decisão baseada em sua estrita visão dos acontecimentos. Gosta de analisar o mercado por hobby e não ganha nada com suas análises que são colocadas de forma gratuita na internet. O autor, por exemplo, já acertou a crise de 2008 entre várias outras previsões baseadas em seus cenários e análises político-econômicas. O autor se interessa muito por este tema e procura fazer os próprios cenários político-econômicos estritamente para tomada de decisões pessoais mas que gosta de compartilhar e torna-los públicos para quem interessar. O autor não ser responsabiliza por nenhuma decisão, investimento ou qualquer coisa que seja em relação a estes cenários que podem obviamente não se confirmarem. Os cenários propostos são apenas projeções baseadas num agravamento da polarização política nacional levando em conta o histórico recente da trajetória político-econômica do Brasil e da nossa região da América Latina que enfrenta uma grave crise que tem seu epicentro na Venezuela e fatores de desestabilização tanto da esquerda (Foro de SP/Rússia/Cuba/China) quanto de direita (CIA/Estados Unidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário